Brothers of North America, I am delighted to have you reading our blog. I hope you keep returning. The Brazil embrace all brothers.//北アメリカの兄弟、私はあなたが私たちのブログを読んで持っていることを嬉しく思います。私はあなたが戻って続けると思います。ブラジルはすべての兄弟を受け入れる。 <

terça-feira, 10 de março de 2009

Depois de quatro anos, juiz decide se anula ou não concurso da STTU


Está previsto para sexta-feira dessa semana a decisão do juiz titular da 5ª vara da fazenda Pública, Luiz Alberto Dantas Filho, sobre o concurso da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU), realizado e anulado há quatro anos. Dantas explicou que o processo está na etapa de execução e que até sexta-feira dará o parecer sobre o caso. Para quem não lembra há quatro anos o Ministério Público recomendou ao então prefeito Carlos Eduardo Alves a anulação do concurso da STTU para agente de trânsito, em decorrência de fraude. O mesmo acatou a recomendação, e decidiu pela realização de um novo concurso, que não pode ser realizado, pois uma nova ação, dessa vez promovida por concorrentes, que foram aprovados e se sentiram prejudicados, pedindo que o segundo concurso fosse suspenso. Desde então a secretaria aguarda a decisão judicial para convocar os aprovados do primeiro, ou realizar um segundo concurso. Enquanto espera, trabalha com servidores lotados em outras secretarias, cedidos à STTU para monitorar o trânsito. De acordo com o secretário Kelps Lima, o número de agentes é insuficiente para demanda, por essa razão ele aguarda com ansiedade a decisão do processo. ‘‘O número de agentes é pouco para demanda, são 84 agentes para uma frota de 150 mil veículos. Eles trabalham por escala, são 25 agentes para 150 mil carros por turno, por isso é tão difícil organizar o trânsito. Precisamos de mais agentes e isso só será possível após a decisão judicial’’, declarou. Questionado de quantos agentes seriam necessários, o secretário não soube precisar, afirmou que está realizando estudos para ter um número mais preciso. Ele comentou que para suprir a carência, vem investindo no monitoramento eletrônico, pois assim, em um local onde seria necessário seis agentes, com as câmeras, pode ficar com apenas um agente.

Quanto ao fato da STTU trabalhar com funcionários de outras secretárias, ele afirmou não ter outra saída, e mais. Defendeu que mesmo com o concurso, os que hoje já trabalham como agentes, continuem, pois já dominam o trabalho e relocá-los para suas secretarias de origem seria um perda para ambos. ‘‘Estamos vendo com o departamento jurídico como regularizar a situação dos atuais agentes que são de outras secretarias, mas estão cedidos à STTU. Não podemos perder esse pessoal, eles possuem amplo conhecimento do trabalho, são capacitados regularmente. Perder esses agentes seria acabar com todo trabalho de conscientização e educação realizados até hoje’’, afirmou. O secretário destacou que a melhoria do trânsito de Natal depende não só de medidas como as da via livre por exemplo, mas também de um bom número de agentes para monitorar as ruas da capital. Ele espera que com a decisão do juiz, a secretaria possa resolver o problema de pessoal, para em seguida desenvolver o trabalho de educação de trânsito. Keops frisou que a STTU está trabalhando para educar os condutores e acabar com os congestionamentos nas principais vias da cidade. ‘‘Nosso trabalho está priorizado na educação do tr6ansito. estamos orientando nossos agentes para educar, e não multar os condutores de imediato. Essa é a nova postura da secretaria, a da educação, orientação do trânsito’’, afirmou.

10/03/2009 - 09:10 Atualizada em: 10/03/2009 às 09:10 por Luciana Tito

Nenhum comentário: