Brothers of North America, I am delighted to have you reading our blog. I hope you keep returning. The Brazil embrace all brothers.//北アメリカの兄弟、私はあなたが私たちのブログを読んで持っていることを嬉しく思います。私はあなたが戻って続けると思います。ブラジルはすべての兄弟を受け入れる。 <

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Semob e CDL apresentam projeto Via Livre para Afonso Pena

Segundo o secretário da Semob, Kelps Lima, segurança e empregabilidade também são beneficiadas pela política de mobilidade urbana
Segunda-feira, 27/07/2009 às 19h25
Plantão de Notícias Nominuto

Por Isabela Santos
Depois de algumas reuniões entre a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (Semob) e alguns empresários da avenida Afonso Pena, o projeto Via Livre foi reformulado. O arquiteto e urbanista Alexandre Abreu apresentou a planta da nova avenida à imprensa e lojistas no início da noite desta segunda-feira (27). Segundo o profissional, o projeto não foi pensado com imediatismo, mas sim, com possibilidades de futuras mudanças.“O estacionamento de 3,5 m na parte central permite que seja costruído um estacionamento subterrâneo posteriormente”, disse além de propor a criação de feiras de artesanato e antiguidades no espaço, durante os fins de semana. Além disso, quem caminha ou faz couper durante a manhã, terá mais segurança, de acordo com o arquiteto. “Poderão percorrer o estacionamento bem delimitado, ao invés de fazer isso no meio da rua”.




As calçadas pretendem garantir a mobilidade dos pedestres e receberão bancos.


Segurança


De acordo com o secretário da Semob, Kelps Lima, o número de assaltos nas vias em que o projeto vigora diminuiu pela metade.“Carros parados nas ruas atraem ladrões. Pessoas saindo dos carros e entrando nas lojas totalmente desprotegidas também”, argumenta que o projeto é necessário para a capital potiguar porque um trânsito deficiente também gera desemprego.“O maior encargo salarial é o vale transporte. Quanto maior o preço da passagem, maior o encargo e menor a empregabilidade”, começa a ligação entre os fatos. “O trânsito ruim gera mais gastos com combustívels e freios além de gerar mais estresse aos motoristas”, explica porque a passagem aumenta tanto na segunda menor capital do Brasil.

Além disso, o Via Livre é apresentado por Kelps Lima como uma medida pontual. “Não dá para fazer grandes obras viárias em Natal porque a cidade não tem dinheiro”, procura ser sincero ao mesmo tempo em que garante melhorias e humanização no trânsito.

E a exemplo da Secretaria de Transporte e Trânsito Urbano (STTU), que mudou para Semob; as paradas de ônibus se tornarão Estações de Embarque e Desembarque, tudo para mostrar que o foco é a mobilidade de pessoas e mercadorias em Natal.

Nenhum comentário: