Brothers of North America, I am delighted to have you reading our blog. I hope you keep returning. The Brazil embrace all brothers.//北アメリカの兄弟、私はあなたが私たちのブログを読んで持っていることを嬉しく思います。私はあなたが戻って続けると思います。ブラジルはすべての兄弟を受け入れる。 <

sábado, 20 de junho de 2009

Projeto da STTU envolve mudanças na polêmica avenida Bernardo Vieira

fonte: Da redação

Notícias • Geral
A avenida Bernardo Vieira, reformada no ano passado, passará por modificações para atender as queixas dos usuários e o desenvolvimento da zona Norte, em especial a construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Atualmente, a avenida recebe 18 mil veículos e 130 mil passageiros por dia, sendo o principal acesso para a zona Norte e Oeste da capital. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (STTU) pretende iniciar campanhas educativas a partir de julho e nos próximos meses executar obras estruturantes, tanto na Bernardo Vieira como em avenidas paralelas.
O titular da STTU, Kelps Lima citou que a via possui dois pontos que chamam a atenção, baseados na reclamação de motoristas que evitam trafegar pelo congestionamento e no limite de velocidade em 50km/h. "O trânsito está travado ou a velocidade é baixa. Um estudo mostrou que a obra está incompleta e o fato do passageiro descer no lado esquerdo o coloca numa situação de risco. No dia 1 de julho iniciaremos uma campanha educativa focando o pedestre na Bernardo Vieira", afirma Kelps.
Contudo, o secretário reconhece que as medidas não são suficientes para resolver o problema, por isso, a STTU encaminhou ao Ministério das Cidades um projeto de ampliação das avenidas Antonio Basílio e Nascimento de Castro, incluídas no PAC da Copa. "A Bernardo Vieira é a única avenida, atualmente, que liga Morro Branco ao km 6, isso hoje já é um problema e deve piorar com o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. A idéia é ampliar a Nascimento de Castro e Antonio Basílio, com mudanças no complexo viário da Urbana. Inicialmente seriam gastos R$ 50 milhões", revela Kelps.
A curto prazo, a STTU ampliará o projeto "Via Livre", a partir desta segunda-feira, incluindo as ruas São José, Regulo Tinoco e José de Alencar. Com a implantação do projeto, ficará proibido o estacionamento de veículos nas vias, em ambos os lados, com objetivo de nelhorar a fluidez do trânsito, em determinados horários do dia de acordo com a sinalização.
O titular da STTU, Kelps Lima, afirmou que a secretaria possui pesquisas e dados técnicos significantes e favoráveis ao projeto, rebatendo as critícas. De acordo com Kelps, a cidade passa por uma mudança na cultura do trânsito, considerando o momento importante para que a capital não tenha problemas como outras cidades no futuro. "Estamos criando a cultura do motorista deixar o carro dentro da garagem e não na rua. O momento de agir é agora, para não virarmos uma São Paulo, onde o trânsito é travado. A indústria automobilística cresce a cada dia, então, as cidades precisam de políticas de mobilidade", comenta o secretário.
Em defesa do Via Livre Kelps revelou dados obtidos pela STTU. Segundo ele, a iniciativa implantada no início do ano na avenida Romulado Galvão e depois na Jaguarari, apresentou um aumento no fluxo de veículos de 39% na primeira e 25% na segunda. "O mais interessante é que mesmo com o aumento no fluxo, registramos um aumento médio na velocidade dos veículos, entre 10% e 20%. É importante citar que conseguimos esses índices com investimento de baixo custo, em média R$ 15 mil, investidos em sinalização e equipamentos", diz Kelps.
O secretário adiantou ainda as próximas etapas do projeto, que a partir do dia 20 de julho, será levado à avenida Afonso Pena e rua Joaquim Fagundes, o que de acordo com ele, finaliza o corredor de escomento da cidade, entre os bairros de Petrópolis e Lagoa Nova. Além disso, segundo Kelps, o projeto será ampliando para o "Via Livre nas Escolas" e "Via Livre Eventos", mais uma extensão envolvendo a circulação de caminhões. "São medidas de ordenamento, de baixo custo e grande impacto. Contudo, essa ampliação está em discussão, com as escolas, Fecomércio e Fiern", comenta o secretário.


Natal - RN 20 de Junho de 2009

Nenhum comentário: