Brothers of North America, I am delighted to have you reading our blog. I hope you keep returning. The Brazil embrace all brothers.//北アメリカの兄弟、私はあなたが私たちのブログを読んで持っていることを嬉しく思います。私はあなたが戻って続けると思います。ブラジルはすべての兄弟を受け入れる。 <

sábado, 10 de março de 2012

Domingo tem Pedal Livre na Avenida Itapetinga


O projeto pretende estimular a harmonia no trânsito entre os ciclistas e as outras modalidades de veículos que utilizam a via pública na cidade.

Por Gerlane Lima    Sábado, 10/03/2012 às 16h10, Início / Notícias / Cidades




A Avenida Itapetinga, Zona Norte de Natal, recebe neste domingo (11), a primeira edição de 2012 do programa Pedal Livre, a partir das 7h.




Lançado em março de 2010, a iniciativa tem o objetivo de estimular a harmonia no trânsito entre os ciclistas e as outras modalidades de veículos que utilizam a via pública na cidade, além de estimular uma prática saudável, econômica e limpa de mobilidade. 


O projeto, que já foi implantado também na Av. Afonso Pena em 2011, pretende ainda incentivar a valorização do uso da bicicleta como meio de transporte não poluente e de baixo custo para o usuário. 


O programa prevê a implantação de ciclo faixas com cones ao longo da avenida. Os ciclistas terão ainda o apoio de agentes de trânsito e fiscais de transporte da Semob, que estarão na via orientando o fluxo de veículos e garantindo a segurança.

A estrutura contará ainda com distribuição de brindes para os primeiros 300 participantes, sorteio de uma bicicleta e tendas de hidratação com distribuição de água. Os ciclistas contarão ainda com equipes de apoio que estarão à disposição para qualquer informação e ocorrência. 


Ambientalmente correta, a popular “magrela”, bike, é reconhecida como um dos meios mais sustentáveis de mobilidade urbana por causa dos benefícios à saúde e à boa forma dos usuários, nas viagens de curta e média distância (6 km). 


De acordo com dados do Ministério das Cidades, do Governo federal, existem 60 milhões de bicicletas no país: sendo 43,8% na região Sudeste, 26% no Nordeste, 14,6% na região Sul, 7,4% no Centro Oeste e 8,2% no Norte. Calcula-se que 36 milhões de ciclistas usam a bicicleta nos seus deslocamentos urbanos diário, enquanto 24 milhões utilizam para o lazer. 


Em Natal, o Plano de Mobilidade Urbana da Semob levantou que são realizadas em média, 54 mil viagens de bicicletas, o que representa 4% de todas as viagens diárias efetuadas na cidade, incluindo desde veículos convencionais até carroças. Ainda segundo o estudo, a capital potiguar está acima da média nacional em deslocamentos com bicicletas que é de 2,8%.


Nenhum comentário: