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sexta-feira, 29 de maio de 2009

Bernardo Vieira será readequada em julho

Marcelo Barroso














Limite de velocidade na Bernardo Vieira continuará 50km/h.



Pelo menos três medidas serão tomadas em julho para aperfeiçoar o trânsito da avenida Bernardo Vieira, um ano depois de a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU) ter implantado o corredor exclusivo para os ônibus que transportam passageiros que vêm e vão para as Zonas Norte e Oeste de Natal: uma nova programação semafórica, com colocação de botoeiras para pedestres nos cruzamentos; a permissão para que somente os veículos que venham pelos cruzamentos ingressem na via e, finalmente, proibição do tráfego de veículos pesados na avenida em horários de pico.O secretário Kelps Lima reconhece que o projeto inicial do corredor exclusivo como via de escoamento do transporte urbano de Natal, sob a ótica do transporte de massa, “se mostrou eficiente”.Tanto é, segundo o secretário, que as viagens de ônibus foram aceleradas e o tempo de viagem na avenida Bernardo Vieira foi reduzido de meia hora para 15 minutos: “ou seja, caiu pela metade”.Porém, Kelps Lima adverte que o projeto causou uma série de outros efeitos colaterais, por ter esquecido os demais elementos de mobilidade – pedestres, ciclistas, carros particulares, caminhões e táxis.As mudanças ao longo da avenida Bernardo Vieira visam melhorar o fluxo de veículos, mas também preservar e salvar vidas humanas, porque os usuários de ônibus terão de descer e atravessar a pista na faixa de pedestres abaixo dos semáforos colocados em cruzamentos, ao contrário de hoje, quando têm de acionar botoeiras antes dos cruzamentos das ruas: “Muitos motoristas não respeitam os pedestres e cortam o sinal vermelho”, diz Lima.Segundo Lima, os pedestres na situação atual, só estão mais seguros “quando estão dentro do ônibus”, embora os motoristas contribuam para que a Bernardo Vieira registre o maior número de multas da cidade: “É mais que o dobro da soma de multas das outras ruas, porque o projeto foi mal elaborado”. Lima lembra que no dia seguinte à inauguração do corredor exclusivo, uma mulher foi atropelada e morta na avenida Bernardo Vieira e, mesmo adiantando que não tem multa que pague a vida das pessoas, ele afirmou que o redutor de velocidade ao longo de todo o percurso da avenida vai continuar limitado aos 50 km/h e não só nos dois locais onde existem radares: “Uma vida perdida não é contada, mas no Itep é presa uma estatística”. A outra medida para melhorar o tráfego de veículos é proibir a circulação de caminhões e de outros veículos pesados entre as 6 horas e 8 horas e das 17h30 às 19h30, períodos em que as pessoas saem de casa e voltam do trabalho.A TN constatou num passeio pela avenida, que botoeiras também não funcionam, o sinal é controlado automaticamente. “Elas estão quebradas desde quando colocaram”, diz o aposentado João Ferreira de Souza, 82 anos”, que mora numa casa em frente a uma botoeira. Uma das providências que a STTU ainda pretende adotar para desafogar o trânsito pela Bernardo Vieira, é transformar as avenidas Antônio Basílio e Nascimento de Castro em atrativos naturais para quem precisa transitar pela avenida.

TRIBUNA DO NORTE. Bernardo Vieira será readequada em julho: http://tribunadonorte.com.br/noticias/110923.html, 29/05/2009.

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