Brothers of North America, I am delighted to have you reading our blog. I hope you keep returning. The Brazil embrace all brothers.//北アメリカの兄弟、私はあなたが私たちのブログを読んで持っていることを嬉しく思います。私はあなたが戻って続けると思います。ブラジルはすべての兄弟を受け入れる。 <

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Reforma é aprovada e vereadores elogiam condução das votações



Quinta-feira, 30/04/2009 às 19h07.
Plantão de Notícias Nominuto





Proposta do Executivo tomou três sessões apenas para a apreciação das emendas; oposição e situação entraram em consenso na maioria da discussão.
Por Júlio Pinheiro
Tamanho do texto: A
Imprimir
Elpídio Junior. Fotos
O que parecia improvável ocorreu na apreciação dos projetos que compunham a reforma administrativa de Natal: vereadores de situação e oposição, movimento sindical e Executivo ficaram satisfeitos com o resultado final. Após três sessões para as discussões das emendas aos projetos, 63 propostas foram encartadas à reforma.


Na sessão da terça-feira (28), os vereadores aprovaram 32 emendas à mensagem 03, que tratou sobre a organização geral da estrutura da Prefeitura e, na quarta-feira, mais 10 emendas foram encartadas ao projeto. Essa proposta criou as novas secretarias de Defesa Social e de Relações Interinstitucionais e de Governância Solidária – a última substituindo a SMDC. Além disso, através de emendas os vereadores conseguiram a criação da Secretaria da Mulher (que será efetivada em 2010), criaram uma comissão permanente de negociação entre servidores e Executivo, definiram a data base do funcionalismo público municipal e elevaram a Guarda Municipal ao status de secretaria adjunta, entre outros pontos

Ainda na quarta-feira (29), os vereadores aprovaram o projeto que tratou sobre os cargos e funções gratificadas da administração municipal. Houve uma nova nomeação de alguns cargos, criação de novos postos e reajustes nos valores dos salários. Entretanto, o secretário Roberto Lima garantiu que o impacto no orçamento do município será de 0,35%. O Procon municipal também foi regularizado, através da mensagem 07, que passou rapidamente pela apreciação dos vereadores, recebendo apenas quatro emendas.
Já com três dos quatro projetos aprovados, a sessão desta quinta-feira (30) apreciou apenas as emendas referentes à mensagem 06, que tratava sobre a criação do instituto da previdência dos servidores de Natal, o NatalPrev. O projeto era considerado um dos menos polêmicos, mas também foi bastante discutido na sessão. Membros do movimento sindical cobravam maior participação na gestão do fundo previdenciário do município, mas a maior parte das emendas apresentadas à proposta foram rejeitadas – de 14, apenas 5 foram encartadas.






Entre as propostas que fazem parte do projeto aprovado está a obrigatoriedade de que os membros dos conselhos e o presidente do instituto tenham reconhecida qualificação para tratar sobre assuntos previdenciários. A proposta, inclusive, já havia sido abordada na mensagem 03.



Responsável pela elaboração da maior parte da reforma administrativa, o secretário de Administração, Roberto Lima, demonstrou grande satisfação com a condução da votação da proposta e o resultado final. “Foi uma lição de convivência de ideias, onde se chegou ao meio termo nas discussões políticas e técnicas. Tanto oposição quanto a situação entenderam a importância do projeto e do debate em prol do melhor para a cidade”, explicou.



Ainda de acordo com o secretário de Administração, a reforma teve dois aspectos fundamentais: a adoção de uma forma de gestão moderna e a criação do instituto da previdência. “(ausência do instituto) Era uma coisa que nos deixava desconfortáveis. Mas agora resgatamos a autonomia da previdência”, declarou o secretário, que também acredita que os servidores foram bastante beneficiados – opinião comungada pelo Sinsenat.



Na opinião da presidente do Sindicato dos Servidores de Natal, Soraya Godeiro, a avaliação da reforma por parte dos servidores foi positiva, com grandes avanços em pontos fundamentais para os trabalhadores. “Desde que a prefeita anunciou que enviaria a reforma que o sindicato esteve vigilante. Ficamos satisfeitos com o resultado, já que conseguimos a autorização para inclusão do plano de cargos, carreiras e salários dos servidores no PPA, a negociação a cada mês de março sobre salários dos servidores, enfim. Não conseguimos avançar em tudo, mas avaliação é positiva”, declarou a sindicalista.



Harmonia



Depois de bastante discussão entre os parlamentares, o clima não poderia ser pior após a aprovação da matéria. Bancada de situação e oposição fizeram elogios mútuos às posturas adotadas durante a votação da reforma. Os vereadores Raniere Barbosa (PRB) e George Câmara (PCdoB) pediram que a prática fosse rotina na Câmara Municipal.



“Acho que essa Casa fez um grande esforço para contribuir com o projeto. As bancadas tiveram responsabilidade e elevaram o debate. Tanto quanto fez em janeiro, na convocação extraordinária, a oposição teve bastante espírito público, apresentando emendas estruturantes às propostas do Executivo”, explicou o vereador George Câmara, que apontou a emenda que impedia a criação da companhia de águas do município como a principal vitória da oposição.



Já o vereador Raniere Barbosa preferiu utilizar a tribuna para elogiar a postura dos vereadores de situação e oposição. “Tenho orgulho de estar nessa Casa pelo debate que ela promoveu e pela postura ética e de espírito público que o líder e a bancada governista tiveram. Vocês estão de parabéns”, reconheceu o vereador do PRB, que também ouviu elogios – assim como toda a oposição – dos vereadores de situação.





Nenhum comentário: